sábado, 29 de maio de 2010

10 Filmes Drogados e Chapados



O cinema produziu muitos filmes sobre drogas, a maioria condenando os efeitos delas e mostrando o lado perverso do vício.
Mas existe também o contraponto, aqueles filmes que viajam nas drogas sem qualquer sentimento de culpa.
Esta lista traz 10 desses filmes, onde a droga é pura diversão.


1. Viagem ao Mundo da Alucinação - The Trip(clássico do LSD de 1967, dirigido por Roger Corman, que aproveitava qualquer moda para ganhar uns trocados. Peter Fonda é um diretor de comerciais, em crise, que procura um amigo auto-intitulado guru - Bruce Dern -, que o introduz ao mundo do ácido. suas viagens incluem muita luz estroboscópica, sexo, morte, flores, dançarinas, bruxas, câmera de torturas e até um duende. roteiro de Jack Nicholson, que não atua, mas parece conhecer bem o tema)


2. Segurando as Pontas (Seth Rogen é um agente judicial, que trabalha entregando mandatos. nas horas vagas e, às vezes, durante o trabalho, gosta de fumar maconha. seu traficante - James Franco ótimo -, lhe arruma uma mistura especial, conhecida como 'pineapple express', muito mais forte e que vai colocá-los numa enorme confusão. divertido)


3. O Grande Lebowski (Jeff Bridges é o 'dude', um cara legal, hippie fora do seu tempo, que só quer curtir sua erva, quando cruza o caminho de um milionário e sua esposa caloteira. ótima comédia dos irmãos Coen)


4. Jovens, Loucos e Rebeldes (em 1976, no último dia de aula de uma escola do Texas, os calouros e veteranos só querem saber de se divertir e ficar chapados. um ótimo filme de Richard Linklater, retrato de uma geração. divertido e sem culpa)


5. Louca de Dar Nó (uma jovem atriz resolve comer os bolinhos que o seu roommate deixou na cozinha, com ordens expressas de não tocá-los. os doces eram recheados de maconha e ela entra em desespero, tentando comprar mais ingredientes para repor, enquanto a droga começa a fazer efeito com consequências hilárias)


6. Medo e Delírio (em 1971, um jornalista - Johnny Depp - vai ao deserto de Nevada cobrir uma corrida de motos e, na companhia de seu doido advogado - Benicio del Toro -, se enche de drogas em busca de diversão. no cardápio da dupla, maconha, cocaína, éter, álcool, mescalina, ácido ou qualquer coisa que lhes dê barato.no fundo, um manifesto pela liberdade do diretor Terry Gilliam. muito bom)


7. O Barato de Grace (Brenda Blethin é uma dona de casa viúva, com problemas financeiros depois do suicídio do marido. como é uma ótima jardineira, acaba aceitando a proposta do seu funcionário para produzirem maconha em sua estufa, para pagar suas contas. divertido e insólito)


8. Aconteceu em Woodstock (para salvar o hotel dos pais, um jovem consegue convencer os produtores do famoso concerto de rock a levar o festival para sua pequena cidade. uma celebração do amor e das drogas, onde até os pais do rapaz entram na dança. a sequência do LSD na kombi é uma verdadeira viagem. ótimo!)


9. Os Famosos e os Duendes da Morte (o que mais fazer numa cidadezinha de origem alemã no sul do país, a não ser ficar chapado falando besteira com seu melhor amigo? os diálogos nonsense da dupla são dos melhores achados deste excepcional filme de estreia de Esmir Filho)


10. Alice no País das Maravilhas (Disney embarcou na onda das drogas e pouca gente se deu conta. Alice come cogumelos para crescer e diminuir de tamanho e entrar num mundo estranho, a lagarta fuma haxixe, o chapeleiro bebe chá sabe-se lá de quê... fala sério! se esse filme de 1951 não é um dos mais chapados do cinema, eu devo ser muito maldoso...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário