sexta-feira, 28 de maio de 2010

Criança de 2 anos fuma e pai não se preocupa;


Embora vemos a cada dia milhares de fumantes lutando para abandonar o vício, por mais que pareça inacreditável o "pai" do pequeno Ardi Rizal não somente permite, como entregou o primeiro cigarro ao filho com 1 ano e 8 meses. As informações são do Jornal O Dia.

Jacarta (Indonésia) - Ardi Rizal, tem apenas 2 anos e fumou pela primeira vez quando tinha 1 ano e 8 meses após seu pai ter lhe oferecido um cigarro.

O "pequeno fumante" é indonésio e vive na Aldeia de Musi Banyuasin, na província de Sumatra do Sul, Indonésia.

Seu pai diz não se preocupar: "Ele me parece saudável."

Segundo Mohammad Rizal, a criança faz birra e chora quando ele lhe nega um cigarro. Ardi faz parte de uma estatística preocupante: Cerca de 25% das crianças indonesas de 3 a 15 anos já experimentou um cigarro, sendo cerca de 3% delas dependentes do fumo. Quando se trata da faixa etária de 5 a 9 anos, a taxa sobe para 2,8%

Há pouco tempo, um vídeo com imagens de uma criança de 4 anos soprando anéis de fumaça causou protestos da sociedade local e acabou removido.

Fundações de proteção a criança e ao adolescente, tem feito excessivas campanhas para alertar sobre os riscos do fumo na infância. Seto Mulaydi, presidente da Comissão de Proteção à Criança da Indonésia, culpa o aumento da publicidade e os pais fumantes.

Uma lei que reconhece formalmente que o fumo vicia foi aprovada em 2009. No governo, uma coalizão antitabagista tem pedido leis que restrijam ainda o fumo em lugares públicos,a proibição de publicidade e a vinculação de avisos do riscos nas embalagens - coisas que já acontecem por aqui. Entretanto, a indústria do tabaco tem conseguido brecar todos os processos antitabagistas.

Benny Wahyudi, funcionário do Ministério da Indústria, disse que o governo tem um plano para tentar limitar o número de fumantes, incluindo a queda da produção de cigarros, estipulada em 245 bilhões em 2009. "O governo está consciente do impacto do tabagismo na saúde e tem tentado conter o consumo, aumentando o imposto e limitando as áreas onde fumar é permitido", afirmou.

A Indonésia é o país de terceiro mundo que mais consome cigarros. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) cerca de 1,3 bilhão de pessoas têm contato com sustâncias tóxicas do cigarro. Aproximadamente um terço da população mundial fuma. Ainda de acordo com a OMS, 5 milhões de pessoas morrem todos os anos no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário