sexta-feira, 28 de maio de 2010

O mito da beleza padrão, dietas e anorexia

Adolescente de 15 anos é internada com anorexia pela justiça daBahia, e pai pode perder o "pátrio poder". Depois da onda de internações e até mortes de adolescentes e modelos em 2006, vítimas daanorexia no Brasil e Argentina, o tema saiu do foco da mídia, embora o problema em si continue.

O mito da modelo bem sucedida e milionária continua embalando ossonhos e fantasias das adolescentes. A vaidade da mulher é natural, e a busca dos padrões de beleza é conhecida e comum a cada época. O conceito de dieta, por exemplo, existe desde a antiguidade, na Grécia, quando já se discutia e se escrevia sobre a melhor maneira de se atingir a forma física ideal ou se adaptar ao modelo padrão de beleza da época.

Circula pela Internet um conjunto de fotos de garotas anoréxicas em plena atividade, desfilando, logo aprovadas e até estimuladas pelos misóginos que as empregam.

Há muito se discute a quem as mulheres querem agradar quando se submetem a regimes e tratamentos mais estranhos e perigosos em nome de um padrão estético de gosto discutível. Com certeza não deve ser aos homens e muito menos a si mesmas, pois, quando se chega as raias da autodestruição, ninguém se gosta o suficiente para preocupar em si agradar.

Pesquisa feita nos EUA traz um percentual considerável de mulheres que declaram preferir ficar sem sexo - logo sem homens - em troca de roupas novas. A pesquisa é ampla e revela outros dados surpreendentes sobre oamor das mulheres às roupas e sapatos em detrimento do sexo e dos homens.

Vê-se que entender as mulheres não é uma tarefa muito fácil. E você, o que acha? Faça um comentário e dê a sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário